Conheça a Agenda Sustainable Plastics
Enquadramento da Agenda
As Agendas Verdes para a Inovação Empresarial são investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiado pelos fundos europeus do principal instrumento extraordinário de resposta da União Europeia à pandemia, o Next Generation EU. Têm como objeto acelerar a transformação estrutural da economia portuguesa, incrementando o seu perfil de especialização, por meio da formação de consórcios sólidos e estruturantes, que garantam o desenvolvimento, a diversificação e a especialização de cadeias de valor nacionais, prosseguindo metas objetivas ao nível das exportações, emprego qualificado, investimento em I&D.
As Agendas Verdes devem ainda fomentar a economia circular e alavancar o desenvolvimento de novas soluções, que permitam responder especificamente ao desafio das alterações climáticas, em direção à transição energética e neutralidade carbónica.
Fonte: PRR (gov.pt)
Apresentação do Projeto
O Projeto SUSTAINABLE PLASTICS pretende constituir-se como a Agenda Mobilizadora para os Plásticos Sustentáveis em Portugal, capaz de alavancar a transição do setor para uma economia circular. Pretende-se mobilizar o setor privado juntamente com as autoridades nacionais, as universidades e os cidadãos, contribuindo desse modo para os objetivos da Economia Circular Europeia de redução das emissões de gases com efeito de estufa, maior eficiência de recursos e da criação de emprego.
O SUSTAINABLE PLASTICS encontra-se estruturado num total de sete Work Packages e 14 PPS (Processos, Produtos e Serviços).
Objetivos Estratégicos
Alterar o perfil de especialização da economia nacional, através da implementação de atividades de maior valor acrescentado e com pendor para os mercados internacionais.
Introduzir novos produtos (bens e serviços) ou processos novos com elevado grau de inovação e diferenciação face ao atual.
Aumentar as exportações de bens e serviços, com um contributo significativo para a soberania técnica e tecnológica europeia.
Aumentar a utilização de materiais reciclados/reutilizados nos processos produtivos.
Reduzir as emissões de CO2 de uma indústria tradicionalmente intensiva em carbono, com uma trajetória concordante com a estabelecida pelo PNEC 2030 e RNC 2050.