No âmbito do Work Package 3, PPS 11 (ECOTELEPOLES: Valorização de Plásticos Pós-Consumo no desenvolvimento de Postes de Telecomunicações Eco Sustentáveis), a Periplast esteve presente nos dias 1 e 2 de Abril na Plastics Recycling Show Europe (Amesterdão), onde assinalou o seu 40º aniversário.
A Periplast apresentou a sua linha de extrusão para madeira serrada de plástico, um substituto da madeira. A tecnologia transforma uma mistura de resíduos plásticos não recicláveis – 70% LDPE, HDPE, PP e 30% de outros plásticos mistos e contaminantes – em produtos duradouros como mesas de exterior.
Concebidos para processar plásticos mistos e não recicláveis, o sistema de extrusão e os moldes criam vigas estruturais de alta qualidade adequadas a uma série de aplicações, incluindo construção, paisagismo, agricultura e infra-estruturas urbanas.
O processo resolve os problemas da madeira tradicional, como o empeno, a lascagem, a podridão, a fissuração e a degradação, oferecendo uma solução competitiva baseada na redução dos custos de manutenção.
Para além dos seus avanços tecnológicos, a Periplast desempenha um papel na Agenda Mobilizadora Sustainable Plastics, uma iniciativa liderada pela APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos para acelerar a transição para uma economia circular.
“O nosso 40º aniversário é um testemunho do nosso compromisso de ultrapassar os limites da tecnologia de processamento de plásticos”, disse Daniel Sousa, diretor-geral da Periplast. “Com a nossa mais recente linha de extrusão, as empresas podem transformar resíduos em produtos duradouros e rentáveis, reforçando a sustentabilidade e abrindo novas oportunidades de mercado. Estamos orgulhosos de apresentar esta tecnologia, fabricada em Portugal, na PRSE e de interagir com líderes da indústria que partilham a nossa visão.”

